Estatística é uma ciência interessantíssima, mas também dificílima de dominar. Os primeiros anos do curso podem ser um terror e motivo de grande desmotivação para muitos alunos que não tem muita informação do que esta ciência é capaz de proporcionar.

Pensando nisso separamos aqui 5 livros que mostram o poder da estatística e também ajudam a lhe manter motivado no curso. Além disso, também são livros interessantes para não estatísticos interessados pela ciência que melhor entende os dados. Todos os livros possuem link para o Buscapé onde você pode procurar pelo melhor preço para adquirir o livro mencionado (isso não foi um merchan).

O Andar do Bêbado

Livro O Andar do bêbado

Este talvez tenha sido uma das minhas maiores motivações para me formar em estatística quando estava no início do curso. Mlodinow é um escritor fantástico, mesmo autor de O Arco-íris de Feynmann, com uma escrita divertida e envolvente sobre como a estatística se desenvolveu ao longo dos anos. Muito interessante para todos os públicos, sendo você estatístico ou não. O legal de lê-lo como estatístico em formação é ver o potencial de sua ciência e de onde tudo começou.

Uma Senhora Toma Chá

Livro uma senhora toma chá

Uma leitura não tão descontraída quanto O Andar do Bêbado, mas muito interessante. Salsburg conta como a estatística revolucionou o século XX, passando pela história de grandes estatísticos como Fisher, Neyman, Pearson, Florence David, Box, Cox e muitas outras histórias. Recomendado para você que tem curiosidade em saber o poder desta ciência relativamente recente e em como Fisher foi um dos pensadores mais brilhantes do século.

Os Números do Jogo

livro os números do jogo futebol

Recomendado para os amantes do futebol como eu. Este livro traz um pouco de como a estatística está revolucionando o “futebol moderno” que o Brasil tanto teima em não aderir, alegando que iria estragar a magia do futebol (por essas e outras que o futebol está ficando ultrapassado e perdendo popularidade no Brasil e algumas regiões do mundo). Discussões a parte, o livro traz fatos, histórias e exemplos de como a análise de dados e o papel da estatística influenciou em times campeões, contratações milionárias e esquemas táticos vencedores. Por exemplo, você nunca se perguntou porque o Barcelona nunca cruzava seus escanteios para a área e preferia a cobrança curta? Ou por que aquele jogador que você achava um bosta foi contratado a peso de ouro para vê-lo campeão e dizer que esse aí tem sorte?

O Guia Mangá de Estatística

livro guia mangá estatística

Este livro dispensa apresentações. É um guia, mangá, de estatística! Genial! Faz parte de uma série de livros voltados para várias ciências e perfeito para quem está no ensino médio e com dúvidas de qual curso escolher para sua formação superior. Os desenhos e os exemplos são demais, com diálogos a um nível perfeitamente compreensível para todos os públicos.

Como mentir com estatística

livro como mentir com estatística

Este é um livro de 1954, mas até hoje uma grande referência, apesar do título sarcástico. Bill Gates recomenda como leitura essencial. O livro não irá te ensinar a mentir, mas sim a como se prevenir de ser enganado por uma estatística mal feita ou mal intencionada. O mundo inteiro deveria lê-lo.

Gostou? Siga nossa página no Facebook

Estamos sempre trazendo conteúdos legais sobre estatística, tanto relacionado aos métodos como também curiosidades, dicas e sobre a vida acadêmica. Segue lá 😉




5 livros para quem se interessa por estatística
Classificado como:        

Uma ideia sobre “5 livros para quem se interessa por estatística

  • fevereiro 6, 2017 em 12:46 am
    Permalink

    Obrigado pelas dicas. Consegui achar dois para download na internet. Se começar bem, compro.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *