Lendo o livro Uma Senhora Toma Chá, de David Salsburg, conheci a história da estatística Florence Nightingale David.

F. N. David, como ficou conhecida, recebeu esse nome devido à amizade de seus pais com a enfermeira Florence Nightingale. David estudou matemática na Bedford College for Women. Ela queria trabalhar como atuária, mas na époco só se contratavam homens para a área. Então, foi indica a procurar Karl Pearson, com a “ilusão” de que ele mexia com algo parecido. Começou aí a iniciação de F. N. David no período brilhante da estatística entre 1920 e 1940.

O período referido foi o auge de nomes como R.A. Fisher, Gosset (o Student do t), Jerzy Neyman e Egon Pearson, filho de Karl Pearson. Em sua entrevista, que deu muito das citações de F.N. David no livro de D. Salsburg, em 1988, ela diz ter assistido à toda essa revolução como uma mosquinha.

F. N. David começou calculando integrais complicadas para K. Pearson e posteriormente contribuiu com trabalhos para a Inglaterra durante a segunda guerra mundial, antecipando os efeitos das bombas em Londres, pesquisas em análise combinatória e contribuições em diversas pesquisas científicas.

Alguns livros de F. N. David:

Combinatorial Chances
Games, Gods and Gambling

Conheça Florence Nightingale David

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *