Particularmente, considero este o maior desafio da vida de alguém: se manter motivado. Principalmente em trabalhos individuais, por exemplo, a graduação. Por isso, seguem algumas dicas para não desanimar fácil.

1) Apaixone-se pelo o que faz

Se você gosta do que faz, não é muito mais legal de fazê-lo? Como jogar futebol, assistir um filme, um hobby, algo que você faz sem se preocupar com o tempo e a hora de acabar. O seu curso que você escolheu para graduação deve ser algo que você adora. Então, ao invés de ficar xingando todos os professores e dizendo que o curso é difícil e chato, procure pelo seu lado bom e explore-o. Se nada disso adiantar, acho que está na hora de rever o que você quer ser no futuro.

2) Procure além da sala de aula

Se você acha seu curso legal, procure por ele fora da sala de aula. Procure um livro ou um filme sobre ele, pesquise os maiores nomes da área, converse com quem já se formou e informe-se sobre o mercado para quando se graduar. Essas informações, além de te dar ainda mais conhecimento, irão lhe apresentar o mundo onde você vai viver quando se formar. Para os estatísticos, temos livros como O Andar do Bêbado, Uma Senhora Toma Chá e filmes como O Homem que Mudou o Jogo.

3) Pare de reclamar!

Pare de atrair energias negativas (sem papo exotérico). Você é o que você pensa! Portanto, fica reclamando do seu curso só vai fazê-lo parecer ainda mais chato. Tudo tem seu lado ruim, mas dê valor somente as coisas boas que estas superam os momentos não muito legais.

4) Divulgue, conte as pessoas sobre o que você gosta

Conversar com outras pessoas sobre o que você gosta é uma autoafirmação muito importante. Quando fazemos isso estamos expondo nosso sentimento, fazendo com que nosso cérebro fixe ainda mais sobre aquele conteúdo. Não estou dizendo para sair por aí falando com seus amigos “Nossa, hoje eu fiz um teste t pareado e foi tão legal, quer saber como foi?”. Não, claro que não… Mas aproveite o tópico 2 deste post e converse sobre um livro que leu, algo interessante sobre seu curso ou simplesmente bater papo.

4 dicas para se manter motivado ao longo do semestre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *