Tirar 10 em uma prova é tarefa difícil, mas não impossível. Essas dicas talvez não lhe dê o tão sonhado 10, mas irá lhe garantir uma boa nota com certeza e com o tempo talvez seu 10 venha como grande resultado desse esforço.

Estude antes, não no dia anterior

Clichê, concordo, mas é a regra mais básica de todas. Em um curso de estatística há várias definições matemáticas, teoremas e resultados que precisam ser compreendidos muito bem para que você possa fazer qualquer desenvolvimento nos exercícios.

Exercite o que aprendeu

Apenas ler o livro e o caderno ajudam em quase nada em um curso de exatas. A teoria pode ser algo relativamente simples, mas quem nunca achou que estava manjando tudo e ao fazer o primeiro exercício parecia que tinha faltado todas as aulas do semestre? Exercícios são a melhor forma de se preparar para a prova e também a melhor maneira de explorar o que acabou de aprender.

Faça sua cola, mas não leve para prova

Essa é uma dica que particularmente faço muito uso dela. Sempre que aprendo algo novo, seja uma definição ou resultado, anoto em um papel e mantenho por perto como uma forma de consulta. Isso ajuda na hora de resolver os exercícios, pois tenho de fácil acesso os principais itens que preciso para desenvolver qualquer resolução. Além disso, o ato de escrever o que aprendeu ajuda a fixar o conteúdo por mais tempo.

Saiba as definições e principais resultados

Matemática é um conjunto imenso de definições, axiomas e resultados que podem ser enunciados como proposições ou teoremas. A resolução de exercícios passa por saber utilizar muito a combinação de todos eles afim de decifrar o que deve ser feito. Conforme for fazendo exercícios, mais claros são esses resultados em sua cabeça e mais fácil as resoluções vem ao papel.

Comece a prova pelas mais fáceis

Também outro clichê, mas bem útil. Por se tratar de um exame com tempo limitado, a gestão do tempo é muito importante quando fizer sua prova. Além disso, resolver algumas questões lhe dão confiança e motivação para continuar.

Escreva tudo o que você sabe da questão

Por mais óbvio que um fato seja ele pode passar despercebido e prejudicar todo o desenvolvimento da questão. Então, escreva todas as informações relevantes do exercício: hipóteses, dados, equações, etc. Simplifique o que puder ser simplificado, relacione com o que já sabe e tente desenvolver a partir de passos simples. Acredite, é assim que todos os problemas são resolvidos.

Dúvidas? Pergunte no Twitter

Você pode fazer sua pergunta para nós do Blog Manipulando Dados no Twitter. Basta clicar no botão abaixo. Não esqueça de manter o @MnplndDados para sua pergunta chegar até nós.



6 caminhos para tirar 10 na prova
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *